segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

marca faz time?

Nos últimos dias, uma discussão de bastidores tem tomado conta de comunidades referentes ao Grêmio: a troca de material esportivo. A Puma, fornecedora desde 2005, está de saída, e o mais provável é a chegada da Topper.

De pruma: o Grêmio não tem NENHUM acordo com a Puma, mas com a Filon, empresa que representa a marca no Brasil. Além da Puma, a Filon também firma parcerias em nome de Lotto, Topper, entre outras, e o contrato Filon-Grêmio vai até 2014. Porém, a parceria Filon-Puma, que se encerra dia 31 de dezembro de 2010, não será renovada, e como o Grêmio possui contrato com a representante, alguma de suas outras fornecedoras irão fabricar o fardamento tricolor em 2011.

Em uma leve passada na comunidade do Grêmio no orkut, já me deparo com frases do tipo: "eu não compro se for da Topper"; "a Nike é mtooooooo melhor"; "e se o R10 vier, como fica?". Sim, dá raiva de ouvir coisas assim de uns que se dizem torcedores. Primeiro de tudo: para a chegada da Nike, teria que ser desfeito um contrato no valor de R$ 30 milhões. Bastantinho pra quebrar um contrato, né? Seguindo o baile, quem escolhe a camiseta de seu clube pela marca estampada do lado direito não é, a meu ver, torcedor de verdade. Para o torcedor de verdade, o que importa é o que está estampado do lado esquerdo do peito, o brasão da equipe. Possuindo o brasão, eu compro chaveiro, abridor de garrafa, faca...

O legal é perceber que, pra esses torcedores, só existem duas empresas no mundo que prestam: Nike e Adidas. O resto é lixo. Esquecem que o Grêmio já foi campeão com Olympikus e Penalty (marcas hoje secundárias no mercado nacional).

A questão é: fornecedor de material esportivo não faz um time campeão ou não. Se marcas fizessem diferença, era só botar Nike+PS3 que qualquer equipe seria campeã de tudo. E falando em Topper, quem aqui nunca teve um desses:


Considerado por muitos nostálgicos um dos melhores tênis de futsal já feitos no mundo mundial do mundo todo.

Antes de encerrar, uma ressalva: sim, o Grêmio poderia esperar o desfecho da negociação com Ronaldinho Gaúcho para depois barganhar um fornecedor melhor, que se interessasse em vestir o clube. Como as firulentas Nike e Adidas não demonstraram todo o interesse, resta aos gremistas a (quase) certeza que a Topper estampará o peito direito do manto no ano que vem.

Avante, Topper. Que traga sorte ao Grêmio em 2011.

Um comentário:

  1. É dificil acreditar que o material será de igual qualidade, já foi dito q o preço é o msm e a qualidade não vi nenhum dirigente corajoso responder, não deixaria de comprar pq é topper, mas já deixei de comprar pq a puma caga nas criações das camisas do gremio.

    o importante é a libertadores 2011 e ronaldinho vesti o manto msm q do lado direito venha o simbolo da topper, ah e um detalha aquele famoso tenis tem um emblema q tem a intenção de lembrar da marca nike, isso é coisa de marca mt pequena, minha opinião.

    A unica noticia boa, é q não acredito q a topper ira tentar inventar coisas em nossa camisa.

    ResponderExcluir