segunda-feira, 14 de junho de 2010

laranja mecânica?

Faz tempo que eu queria escrever sobre essa seleção. Na véspera do jogo de estreia da Holanda na Copa do Mundo, acho que chegou o momento apropriado.

A Holanda é uma das seleções do mundial, ao lado de Uruguai e Inglaterra, que jogam pelo passado. Jogam por sua história. Jogam para relembrarem momentos gloriosos de suas respectivas seleções, que há muito não brilham como antigamente.

Muito mais a Holanda. Os holandeses carregam consigo o incômodo de nunca ter conquistado um Mundial, tendo na Eurocopa de 1988 sua principal (e única) conquista. Os mais antigos falam da máquina que era o Carrossel Holandês de 1974, comandado por Cruyff. O debut do Futebol Total, como o próprio Johann Cruyff viria a dizer em seu livro.

Uma curiosidade: a Copa de 1974 foi a primeira com transmissão ao vivo e em cores ao Brasil. Assim, aquela seleção laranja berrante destoava das demais. Surgia a Laranja Mecânica. Hoje, com as transmissões em HD, e em alguns lugares até em 3D, o Laranja pede para voltar aos tempos áureos e enfim comemorar o título mundial que escapou em 74 e 78.

Time eles tem. Sneijder, Van Bommel, Robben e Van Persie são jogadores que atuaram em alto nível na última temporada. Somando as lembranças dos craques do passado com os bons jogadores do presente, a Holanda volta a sonhar alto com uma Copa do Mundo. Agora só falta mostrar em campo o bom time que tem no papel.

Um comentário:

  1. É, outra seleção que promete nessa Copa. Veremos no jogo contra a Dinamarca se os 'Van' entrarão pro grupo dos que 'preocupam' na Copa ;) eu arrisco dizer que sim...

    ResponderExcluir