quinta-feira, 1 de julho de 2010

copa do mundo, p. III

Enfim, chegamos ao momento mais angustiante da Copa do Mundo: os dias sem jogos. Depois de 19 dias com três, ou até quatro jogos no mesmo dia, tivemos um descanso de dois dias até as quartas de final.

Primeiramente, vamos a uma marca interessante: a América do Sul tem um representante em cada confronto das quartas. Isto quer dizer que, se todos vencerem seus jogos, poderemos ter uma semifinal completamente sul-americana.


A representante da África é Gana, que desclassificou os norte-americanos mostrando o que tem de melhor em seu futebol: a força física e determinação. Isso ficou claro no gol marcado pelo atacante Gyan, quando dividiu com o zagueiro Bocanegra, e mesmo cambaleante conseguiu chutar pro gol e levar a seleção de Gana para a próxima fase. Pega agora o Uruguai, que vem forte na defesa e no ataque, mas com lacunas no meio campo. Promete ser um bom jogo.

A Alemanha diz ter o melhor elenco das últimas Copas, e confirma essa teoria passando pela poderosa Inglaterra, que não apresentou o futebol esperado nessa Copa assim como seu principal jogador, Wayne Rooney. Destaques para os alemães Schweinsteiger, Özil e Müller, como principais personagens da classificação. E apesar da Inglaterra ter tido um gol não dado, foi justa a vitória da Alemanha pelo belo futebol que vem apresentando.

Outra partida com problemas na arbitragem foi Argentina x México, onde o atacante argentino Carlitos Tevez marca um gol em impedimento. Aqui também, apesar da irregularidade do gol de Tevez, a Argentina foi superior, possui o melhor ataque da Copa e é uma das grandes favoritas ao título.
Agora é esperar pra ver quem se dá melhor no confronto entre Europa x America do Sul.

A Espanha apesar de não ter mostrado um bom futebol, vence Portugal e passa de fase. Pega agora Paraguai, que pela primeira vez chega as quartas de final. Acredito que a Espanha deve passar fácil pela seleção paraguaia, mas nunca se sabe, é bom ficar atento às surpresas do futebol.

E o Brasil minha gente? Pode estar recebendo grandes críticas por não estar apresentando o belíssimo futebol como é de costume, o futebol arte, o futebol "firulento". Mas jogou sempre buscando a vitória ou a classificação. E conseguiu. Dessa vez o Brasil apenas vence. Frio e calculista, eu diria. O técnico Dunga foi muito feliz ao montar se esquema contra o Chile. A seleção chilena simplesmente não jogou. Sanchez? O mago Valdívia? Não vi ninguém. Brasil dominou a partida sistematicamente, jogou pra frente quando pode, se defendeu quando foi exigido. Ótimo. Vitória e classificação. Grande destaque pra Gilberto Silva, que mesmo sendo um dos mais contestados da convocação de Dunga, mostrou bom futebol e ajudou bastante na construção das jogadas. Agora a tarefa se complica um pouquinho: Holanda pela frente. A laranja mecânica vem bem do meio pra frente. Com os bons jogadores Sneijder, Robben e Kuyt, fora os 'Van' né, como Van Persie e Van Bommel. Muito perigosa, é preciso ficar com a defesa esperta. E eles muito mais. A defesa holandesa não é lá essas coisas, e sabemos que temos jogadores que podem incomodar e até decidir individualmente, como Kaká, mesmo não jogando tudo o que pode nas últimas partidas, Robinho, Luis Fabiano e Nilmar.
Vamos ver como o Dunga vai lidar com essa nova batalha. Espero que a seleção continue com essa frieza e que seja guerreira pra cima dos holandeses. Quanto ao futebol arte? O negócio é jogar pra ganhar, e não jogar pra encantar. Que sirva de resposta para a recente crítica do ex-craque da Holanda, Cruyff, que falou que não compraria ingresso para assistir um jogo dessa seleção brasileira, pois ela não está sendo brilhante como deveria na Copa. Deixe estar Cruyff, deixe estar...

Texto colaborativo do VamoQueVamo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Palpites, mesmo querendo que os quatro sul-americanos passem: Brasil, Uruguai, Argentina e Espanha.
    Abaixo, os porquês.

    Uruguai - Forlán e Suárez tão em uma baita fase.
    Brasil - Se perde um pouco do meio para a frente, dá de relho na zaga da Holanda.
    Argentina - Por um bom setor ofensivo e um horrível defensivo, fico com os argentinos, que tem um setor ofensivo melhor.
    Espanha - Alguém acredita que o Paraguai consegue eliminar a Espanha?

    ResponderExcluir