domingo, 9 de maio de 2010

gurizada vs. meninos

Passadas as estreias de Grêmio e Santos pelo Campeonato Brasileiro, posso publicar aqui um texto pensado logo após o jogo da última quarta-feira contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. Não publiquei antes porque, antes do confronto com o Santos havia o confronto contra o Atletico-GO, outro semifinalista da Copa do Brasil.

Bueno, agora só o que se discute é o jogo entre os Meninos da Vila e a Gurizada do Olímpico. Sim, porque se o Santos possui jovens talentos, o Grêmio também os possui. As diferenças começam nas características dos jogadores (e também dos clubes): os santistas tem bons meio-campos e atacantes, enquanto os gremistas possuem zagueiros e volantes que estão se destacando.

Seria então, um confronto entre ataque x defesa? Técnica x raça? Não necessariamente. O esquema implementado pelo técnico Silas foge um pouco da tradição gremista, de times de pegada, forte marcação e jogadas ensaiadas. Em seu lugar, entrou um esquema de jogo ofensivo, que procura sempre estar no campo do adversário, atacando e pressionando. Alia técnica e poder ofensivo, com disciplina tática e marcação apurada.

Se dará certo contra o time mais badalado do Brasil é outra história. O Santos faz muitos gols (106 em 32 jogos, média de 3,31 por partida), porém nos últimos jogos o time vem tomando muitos gols também. E, em se falando de Copa do Brasil, gol fora de casa determina classificação ou eliminação.

Então, chegou a hora de medir forças e dar um sotaque a essa Copa do Brasil. Ou passam os Meninos da Vila Belmiro, ou que avance a Gurizada do Olímpico. Primeira parada dia 12 de maio > 21:50 > Porto Alegre > largo Patrono Fernando Kroeff > Estádio Olímpico Monumental. Que vença a melhor equipe. Ou a mais ajeitada.

Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário